O que é Buy to Lease
No mercado imobiliário existem diversas possibilidades de se fazer renda, sendo que dentre as mais comuns está a locação do ativo imobiliário. Assim, o Buy to Lease é uma das práticas possíveis para quem busca investir neste segmento.
O que não é à toa, afinal o Buy to Lease, também conhecido como BL, é um processo em que o investidor realiza a aquisição de imóvel com o objetivo de realizar a locação daquele negócio posteriormente, isto é, a pessoa compra para alugar à terceira.
Todavia, diferente das negociações recorrentes neste mercado, existe uma peculiaridade no tipo de contrato do BL.
No caso a compra de um ativo, no formato Buy to Lease, é realizada devido à solicitação do locatário, que será o futuro inquilino daquele imóvel.
Para isto acontecer é necessário que exista a certeza da locação daquele ativo, assim é natural que o contrato de locação entre o comprador e futuro inquilino ocorra antes ou durante a compra do ativo imobiliário.
Ou seja, existe um contrato pré-definido e, consequentemente, mais sólido entre as partes envolvidas neste tipo de negociação.
Algo que fica mais evidente por parte do locatário, visto que o comprador do imóvel precisará ter retornos consideráveis para que o Buy to Lease seja um negócio interessante para si, afinal o mesmo estará realizando um aporte inicial elevado.
Assim, é normal que a duração de contratos BL sejam de longo prazo, durante entre 10 e 20 anos.
Além disso, a multa estipulada para quebra de contrato por parte do inquilino também é elevada, sendo, por vezes, igual à totalidade dos aluguéis referentes ao período que ainda resta do contrato.
Dessa forma, o inquilino fica “preso” àquele tipo de negócio, fazendo assim com que a situação seja favorável ao comprador, especialmente na questão da estabilidade proporcionada pelo tipo de contrato Buy to Lease.
Processo do Buy to Lease
Parte da compreensão do BL passa pelo entendimento do processo em que ocorre este tipo de negociação, sendo que este pode ser dividido em três etapas.
Na primeira etapa, o investidor realizará um aporte financeiro em uma empresa de propósito específico.
Na segunda etapa, o investidor, através da empresa em que realizou o aporte, fará a aquisição do imóvel desejado pelo seu futuro inquilino, isto é, a outra parte do BL.
Nesta etapa é possível realizar a expansão e melhoria daquele ativo, fatores que podem fazer com que o contrato de locação seja valorizado.
Por fim, na terceira etapa, o contrato Buy to Lease é formalizado e assinado entre as partes, lembrando que, como apontado anteriormente, este tipo de negociação costuma ter duração no longo prazo.
Ao longo das três etapas, o investidor deverá regularizar cada passo, assim evitando riscos e possíveis calotes. Afinal, caso os passos não estejam sendo regularizados, o “futuro” inquilino pode optar por desistir do negócio, sem sofrer penalidades.
Portanto, o Buy to Lease pode ser um bom negócio, especialmente para quem busca renda através da locação imobiliária, todavia os cuidados ao longo do processo de formalização são de grande relevância.