Status Invest Notícias
Como investir

Fiagro: o que são e como investir no agronegócio

Fiagro

Fiagro. Foto: Pixabay

O agronegócio brasileiro é responsável por mais da metade das exportações e aproximadamente um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Dentro desse cenário, investir em Fiagro é uma forma de se expor ao crescimento do setor, especialmente em meio ao aumento da visibilidade desta nova classe de ativos.

Os Fiagros, como são chamados os Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais, foram regulamentados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em 2021. De modo geral, esses papéis permitem que investidores acessem ativos relacionados ao agronegócio e possam se beneficiar ainda com a isenção de Imposto de Renda.

Com o setor agropecuário crescendo 15,1% em 2023, conforme os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), investir nestes ativos se tornou uma opção atrativa para quem busca renda passiva e diversificação.

O que são os Fiagros?

Os Fiagros funcionam de maneira muito semelhante aos Fundos Imobiliários (FIIs), mas com foco no agronegócio. Eles reúnem recursos de investidores para financiar as cadeias produtivas agroindustriais. Quando constituído, esses papéis são lançados na bolsa de valores por meio de uma oferta pública. Depois disso, as cotas podem ser negociadas livremente na bolsa, como outros ativos de renda variável.

Os Fiagros investem em ativos relacionados ao agronegócio, como terras, títulos de crédito, imóveis rurais e ações de empresas do setor. Cabe a administração de cada fundo decidir como alocar os recursos para maximizar os resultados, adquirindo diversos tipos de ativos vinculados ao agronegócio. Existem três principais categorias de Fiagros:

Como investir em Fiagro?

Investir em Fiagro é algo simples e acessível para a maioria dos investidores, especialmente para aqueles que já estão acostumados com outros ativos de renda variável. Assim como ocorre com os FIIs e ações, esses papési são negociados na bolsa de valores. Para começar, é necessário abrir uma conta em uma corretora de valores que ofereça acesso a Fiagros e demais ativos.

Antes de escolher o fundo, é fundamental verificar o histórico da gestora e das empresas que fazem parte do portfólio. Essas informações estão disponíveis no relatório gerencial. Nesse documento, o investidor também consegue verificar qual é a composição da carteira de ativos e se há diversificação de portfólio, o que pode diminuir os riscos do investimento.

Isenção de Imposto de Renda

Uma das principais vantagens de investir em Fiagros é a possibilidade de isenção de imposto de renda sobre os rendimentos distribuídos. Para investidores pessoas físicas, essa isenção se aplica desde que o fundo cumpra as três regras mencionadas: as cotas devem ser negociadas na bolsa, nenhum cotista deve concentrar mais de 10% das cotas, e o fundo deve ter mais de 50 cotistas.

Conheça alguns Fiagros

Atualmente, existem 39 fundos de investimento nas cadeias produtivas agroindustriais disponíveis na bolsa brasileira, conforme dados levantados no site da B3 no dia 3 de setembro de 2024. Na plataforma Status Invest, há uma área dedicada exclusivamente para Fiagros, onde é possível conferir cotações, notícias e indicadores sobre os fundos listados na bolsa brasileira.

A seguir, confira algumas das opções:

SNAG11 – SUNO AGRO – FIAGRO-IMOBILIÁRIO

Focado em investimentos amplos nas cadeias do agronegócio, o SNAG11 é um fundo gerido pela Suno Asset com atuação tanto em atividades imobiliárias quanto em produção agroindustrial.

XPCA11 – XP CRÉDITO AGRÍCOLA FDO INV FIAGRO IMOBILIÁRIO

O XPCA11, gerido pela XP Asset, aplica recursos em ativos financeiros com lastros do agronegócio, tais como CRA, LCA, cotas de FI Agros e FIDCs Agro.

SNFZ11 – Suno Fazendas FIAGRO Imobiliario Unica

Gerido pela Suno Asset, o SNFZ11 tem como objetivo a valorização patrimonial, explorando o mercado de terras agrícolas no Brasil.

VGIA11 – FIAGRO VALORA CRA

Gerido pela Valora Gestão de Investimentos, o VGIA11 é um fundo especializado em Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA), oferecendo uma alternativa de investimento baseada em direitos creditórios do setor.

RURA11 – ITAU ASSET RURAL FIAGRO

Gerido pela Itaú Asset Management, o RURA11 busca retorno através de um portfólio diversificado de crédito privado do agronegócio.

Quer começar a investir em Fiagro, mas não sabe por onde começar? A Status Invest Assessoria pode te ajudar nesse e em outros assuntos! Clique no link e entre em contrato.

Sair da versão mobile