Capital Social

C

 O que é capital social

Entre os diferentes termos que fazem parte das finanças de uma empresa e, em especial de negócios que estão em seu início, o capital social merece destaque e atenção.

O que não é à toa, afinal capital social, em suma, é o valor investido pelos sócios para começar aquela empresa, sendo que este montante pode se dar por meio de bens financeiros, materiais e imateriais. 

Assim, o capital social de uma empresa deve ser registrado em seu Contrato Social, documento que oficializa a criação do negócio e que também contempla outras importantes informações, como razão social, informações sobre sócios e endereço.

Dessa forma, o valor investido é uma das partes mais relevantes a se considerar no contexto de criação de um empreendimento.

Contudo, para entender o que é capital social, é necessário segmentá-lo com as perspectivas possíveis para eles. 

Divisão do capital social

Em suma, o capital social de uma empresa pode ser analisado por três pontos. São eles:

  • Financeiro;
  • Social;
  • Limitação de responsabilidade.

Dessa forma, é útil entender separadamente cada um destes pontos e o que eles representam para a concepção de um negócio.

Financeiro

Inicialmente, vale destacar o capital social financeiro, que nada mais é que o montante financeiro que os sócios colocam para começar um negócio.

Ou seja, este é o valor aplicado para que um negócio se mantenha até que comece a gerar lucro e se sustente de modo independente. 

Todavia, este montante não é sinônimo de dinheiro. 

Assim, podem ser encarados como valor investido os bens financeiros, como dinheiro, bens materiais, como imóveis e matéria-prima, e bens imateriais, como marcas e patentes. 

Além disso, este tipo de capital não é considerado estático, isto é, quando se investe mais na empresa ou retira algum valor, o valor investido da empresa também é alterado. 

Por fim, vale o adendo que quando o movimento é de retirada de capital, houve uma redução no capital social de uma empresa.

Social

No que lhe concerne, a parte social referente ao capital social é direcionada para as regras e definições relacionadas ao momento de concepção do negócio.

Ou seja, além do investimento financeiro no negócio, os sócios também devem definir qual será a participação social que as partes terão no todo. 

Assim, este é o segmento onde são definidos pontos relevantes para cada sócio, como, por exemplo:

  • Poderes e direitos de acordo com a participação;
  • Limite e responsabilidades;
  • Participação nos resultados financeiros da empresa.

Portanto, o cuidado para realização desta parte é um passo importante na criação de uma empresa.

Afinal, falhas e brechas contratuais podem gerar problemas entre as partes, consequentemente afetando as atividades da empresa.  

Além disso, tal atividade ainda serve para aliar a expectativa que cada sócio tem acerca de sua participação relacionada ao negócio. 

Limitação de responsabilidade

Por fim, mas não menos relevante, há o valor investido pelo aspecto da limitação e responsabilidade.

Ou seja, o valor que cada sócio investiu para criação do negócio vai definir sua responsabilidade sobre a empresa. 

Em situações em que a empresa contraiu dívidas, quanto maior for a participação do indivíduo, maior será sua responsabilidade sobre os débitos. 

Portanto, este ponto do capital social da empresa serve para dividir responsabilidades, sendo uma das etapas mais importantes na criação de uma empresa. 

 

 

Adicione Comentários