O que é o Bovespa Fix?
O mercado financeiro possui diversas opções de produtos, sendo que dentre estas estão os títulos privados. Todavia, para se ter acesso a este tipo de título é necessário conhecer o Bovespa Fix.
Isso porque o Bovespa Fix é o mercado dedicado para a negociação dos títulos privados, também conhecidos como títulos da dívida corporativa.
Ou seja, o Bovespa Fix é um mercado diferente da bolsa de valores, em que os produtos negociados são de características de renda fixa.
Além disso, outra diferença deste mercado é que a liquidação e a custódia são realizadas pela Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC).
Inclusive, a própria CBLC participou da criação do Bovespa Fix, em 2001, quando se juntou à Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), atual B3, para criar um mercado voltado para a negociação de títulos da dívida corporativa.
Outro ponto a se destacar é que este mercado funciona de forma semelhante ao Tesouro Direto. Todavia, ao invés de negociar títulos públicos, são negociados títulos privados.
Portanto, é conhecer os tipos de títulos que são negociados neste segmento do mercado financeiro
Títulos negociados no Bovespa Fix
Os títulos de renda fixa atrelados ao Bovespa Fix, são:
- Debênture;
- Notas promissórias;
- Cotas de fundos de investimento em direito creditório (FDIC);
- Certificado de Investimento Imobiliário (CRI).
Portanto, é útil entender separadamente o que é cada um destes ativos financeiros.
Debênture
Assim como governos, empresas também podem emitir títulos da dívida no mercado financeiro com objetivo de captar recursos para quitar o saldo devedor, sendo que estes títulos são conhecidos como debêntures.
Além disso, a rentabilidade deste ativo financeiro pode ser tanto pré-fixada quanto pós-fixada.
Outro ponto a se considerar sobre as debêntures é a rentabilidade, sendo que esta tende a ser mais elevada se comparada com os títulos do Tesouro Direto.
Contudo, os riscos que envolvem este tipo de investimento também são mais elevados.
Notas promissórias
Nota promissória é um documento financeiro cujo emissor assume a responsabilidade de pagar o valor solicitado na data pré-determinada.
Dessa forma, o emissor da nota cria uma espécie de “título” para captar recursos, sendo que ele deverá pagar com juros posteriormente aquele montante.
Ainda que seja negociada no Bovespa Fix, este tipo de ativo financeiro não costuma ter muita liquidez devido ao risco que envolve esta negociação.
FDIC
As cotas de fundos de investimento em direito creditório, ou FDIC, são uma forma de transformar o patrimônio que uma empresa possui em títulos cambiários.
Assim, a empresa transforma “a si” em um título, negociando seus ativos materiais na forma de ativos financeiros.
Tal prática é comum no meio empresarial, sendo que as empresas buscam vender seus direitos, na forma de títulos securitizados, para obter renda, que podem ser utilizadas em seu processo de reestruturação, pagamento de dívidas, entre outros pontos.
CRI
Por fim, mas não menos relevante, está o Certificado de Investimento Imobiliário, também conhecido por CRI.
Com um funcionamento parecido às FDICs, estes títulos são focados no patrimônio imobiliário que a empresa possui.
Ou seja, as empresas utilizam seu imóvel como garantia para o pagamento de títulos.
Dessa forma, através dos CRIs é possível se investir no mercado imobiliário por meio da Bovespa Fix.