O que são fundos mistos?
Os fundos de investimentos estão entre os principais produtos do mercado financeiro. Todavia, alguns investidores, especialmente iniciantes, não conhecem os diversos tipos de fundos que existem, incluindo os fundos mistos.
Dessa forma, é útil entender os fundos mistos, isto porque este tipo de produto financeiro é útil para realizar a diversificação da carteira de investimentos, pois seu portfólio é composto por ações, obrigações e instrumentos de tesouraria, sendo este último composto por investimentos alternativos.
Ou seja, este tipo de fundo de investimento possibilita ao investidor o acesso a uma carteira diversificada.
Além disso, pelo modo como os portfólios dos fundos mistos são formados, o investidor conseguirá ter equilíbrio nos ganhos e riscos. Afinal, existem tanto produtos de renda fixa quanto renda variável, nas carteiras deste tipo de fundo de investimento.
Portanto, este se torna uma alternativa interessante para quem busca investir em fundos, contudo é importante entender os tipos de fundos mistos que existem antes de começar nesta jornada.
Tipos de fundos mistos
Inicialmente, vale destacar que os fundos mistos são definidos pela proporção de cada ativo financeiro que forma sua carteira e suas obrigações.
Assim, este tipo de fundo pode ser dividido de quatro formas, são elas:
- Defensivos;
- Equilibrados;
- Agressivos;
- Flexíveis.
Portanto, é útil conhecer separadamente cada uma destas categorias de fundo misto:
Defensivos
Como o próprio nome indica, o fundo misto defensivo é aquele cuja carteira é composta por ativos com menor volatilidade e risco.
Dessa forma, para se encaixar neste perfil de fundo misto é necessário que o portfólio seja composto por um montante limitado de ações.
Geralmente, as carteiras deste tipo são compostas por 25% de ações e 75% de títulos da dívida pública.
Portanto, esta é uma alternativa interessante para o investidor que busca uma opção de investimento mais segura na bolsa de valores ou tem o perfil mais conservador no momento de investir seu patrimônio.
Equilibrados
Por sua vez, os fundos mistos equilibrados são aqueles que buscam mesclar de forma mais igualitária a quantidade de ações e obrigações na carteira de investimentos.
Dessa forma, é comum que 50% do portfólio seja de ações e os outros 50% de produtos de renda fixa.
Assim, este se torna um fundo que possui uma rentabilidade maior na comparação aos defensivos, todavia os riscos também são mais elevados.
Ou seja, o investidor deve entender sua capacidade de aceitar o risco antes de investir neste tipo de produto.
Agressivos
Os fundos mistos agressivos são aqueles em que a maior parte da carteira de investimentos é alocada em ações.
Normalmente, este tipo de fundo de investimento tem 75% da carteira alocada em produtos de renda variável, especialmente ações.
Enquanto, o restante do portfólio é dedicado ao investimento em produtos com menor risco.
Assim, este se torna um produto financeiro mais indicado para os investidores arrojados, que suportam melhor o risco.
Flexíveis
Por fim, existem os fundos mistos flexíveis, sendo que este se distingue dos anteriores pelo fato do gestor ter maior liberdade na gerência do fundo.
Assim, o que define a carteira deste tipo de fundo são os movimentos do mercado.
Ou melhor, este tipo de fundo misto pode ser mais agressivo, possuindo mais investimentos em ações, ou defensivo, priorizando os produtos de renda fixa em alta no mercado.