Agenda de resultados 1T2024

help_outline

RESULTADOS AINDA NÃO DIVULGADOS

Ainda não há para este trimestre

RESULTADOS ATUALIZADOS NO SITE

Ainda não há para este trimestre

Estar sempre atento aos resultados de uma empresa é um passo importante para se ter sucesso no mercado financeiro e evitar prejuízos. Neste contexto, ter uma agenda de resultados das companhias é algo fundamental.

Isso porque a agenda de resultados 1T24 é onde se encontram os dados referentes ao desempenho trimestral das empresas que negociam suas ações na Bolsa brasileira.

O que são agendas de resultados?

Agenda de resultados é o calendário completo de envio dos resultados trimestrais das empresas listadas na B3. Dessa maneira, por meio dos Demonstrativos Financeiros, é possível observar a situação financeira geral das empresas.

Para ter suas ações negociadas na Bolsa de Valores, uma empresa deve seguir uma série de normas promovidas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão regulador do setor, sendo que, entre as exigências, está a divulgação de suas informações financeiras.

Ou seja, a empresa deve divulgar para o mercado os resultados obtidos em um determinado período de tempo.

Assim, para que este processo ocorra de forma organizada, existe um calendário que prevê a divulgação das agendas de resultados de todas empresas que fazem parte deste ecossistema.

Tal ferramenta é conhecida como agenda de resultados.

Por exemplo, os resultados 1T24 são referentes aos dados financeiros de todas as empresas da bolsa ao longo do 1º trimestre do ano de 2024.

Com isso, caso uma empresa não divulgue seus balanços 1T2024 no período estipulado pela agenda de resultados, este negócio estará sujeito às penalidades da CVM, que vão desde multa até a exclusão da Bolsa de Valores.

Através destas medidas, a CVM busca trazer benefícios para o mercado financeiro como um todo, sendo possível destacar três pontos em especial:

Dessa forma, é possível perceber que as agendas de resultados divulgadas têm um impacto direto na Bolsa de Valores de um modo geral.

Não à toa, o resultado 1T24 é um período tão esperado pelo mercado, pois, este é o momento em que os investidores terão uma projeção sobre tal negócio e, consequentemente, sobre seu investimento.

Portanto, quem investe pensando no longo prazo deve estar atento aos períodos de divulgação das agendas de resultados.

Como funciona a divulgação da agenda de resultados?

Como visto até aqui, a agenda de resultados é uma “ferramenta” com grande utilidade e relevância no mercado financeiro.

O que não é à toa, afinal a CVM utiliza tal recurso para garantir que investidores tenham acesso a informações que necessitam, além de garantir a transparência do setor. Fator com potencial de atrair novos investidores.

Todavia, para isto ser possível, a CVM estrutura um plano de divulgação dos resultados.

Assim, as agendas de resultados são divulgadas por trimestre e de forma anual.

Ou seja, as empresas que negociam suas ações na bolsa de valores devem divulgar seus resultados a cada trimestre de um ano.

Dessa forma, é possível ter resultado dos 4 trimestres de 2024, pois, pelas regras da Comissão de Valores Mobiliários, a agenda de resultados estipula tal divulgação.

Ainda vale destacar que as informações acerca do período de divulgação das empresas são apresentadas no site da própria CVM.

Tais informações sobre o calendário de divulgação também podem ser encontradas na área de “relação com o investidor”, a RI, presente nos sites de empresas com ações negociadas na bolsa de valores.

O que avaliar nesses balanços?

Em suma, é possível encontrar o resultado financeiro de uma empresa em um balanço divulgado no período da agenda de resultado.

Assim, o investidor que busca analisar tais dados para realizar ou monitorar um investimento deve avaliar alguns pontos, dos quais é possível destacar, por exemplo:

Vale destacar que estes são apenas alguns dos dados relevantes apresentados por uma empresa em um balanço financeiro.

Dessa forma, ao acessar tal documento o investidor conseguirá analisar os fundamentos de uma empresa e se aquele é um bom negócio para se investir.

Afinal, estas informações são importantes para ter uma fotografia sobre a saúde financeira de um negócio, seu controle de dívidas e, especialmente, seu potencial de crescimento.

Fatores de suma relevância para o investidor que busca investir no longo prazo, não à toa os balanços financeiros são parte de relevância na construção de uma análise fundamentalista.

Consequentemente, é natural que investidores com esta estratégia se mantenham atentos à divulgação, por exemplo, do calendário de resultados do 1T 2024.

Como saber se vale a pena investir em uma empresa depois de ler o balanço?

Inicialmente, é importante destacar não haver uma regra máxima sobre este assunto, pois o perfil do investidor e seus objetivos devem ser o ponto determinante.

Ainda assim, ao se analisar os balanços disponibilizados pelas empresas, o investidor pode tirar algumas lições que devem ser determinantes para seus investimentos.

Por exemplo, ao analisar a divulgação de resultados 1T24 o investidor deve avaliar os motivos de uma empresa ter melhorado ou piorado seus números e entender se aquilo é algo pontual ou que pode impactar de forma perene os resultados da empresa.

Simultaneamente, a venda ou compra de ativos, em um balanço trimestral, pode fazer diferença nos resultados apresentados.

Portanto, é importante acompanhar as agendas de resultado para realizar o monitoramento de um negócio e sobre qual posição se manter sobre ele.

Tal prática é útil para investidores que buscam lucrar no longo prazo, pois podem encontrar boas oportunidades de investimentos com um preço reduzido.

Não à toa, períodos como a agenda de resultados 1T24 são tão aguardados por investidores, especialmente aqueles que utilizam a análise fundamentalista como estratégia de investimentos.