Status Invest Notícias
Como investir

CFP: como se tornar um planejador financeiro certificado?

CFP

CFP. Foto: Pixabay

Aqui na Status Invest, já falamos sobre as certificações CNPI, CPA-10 e CPA-20, que são muito conhecidas no mercado financeiro. Além dessas, existe uma certificação internacional voltada para quem deseja atuar como planejador financeiro: a CFP, oferecida no Brasil pela Associação dos Planejadores Financeiros (Planejar).

A CFP é uma das certificações mais completas e reconhecidas globalmente, voltada àqueles que desejam oferecer consultoria financeira pessoal. Além de qualificar o profissional, ela abre portas para cargos diferenciados no mercado, destacando o conhecimento em relação às demais certificações obrigatórias.

Para entender melhor o que é a CFP e como obtê-la, acompanhe os próximos passos e veja se essa é a certificação ideal para a sua carreira no mercado financeiro.

O que é o CFP?

A sigla CFP significa Certified Financial Planner, uma certificação internacional que qualifica profissionais para atuarem como planejadores financeiros. No Brasil, a entidade responsável por conceder a CFP é a Planejar, que representa o Financial Planning Standards Board (FPSB) no país.

Apesar de não ser uma certificação obrigatória para atuar no mercado financeiro, a CFP é amplamente reconhecida e valoriza o profissional ao comprovar seu conhecimento em planejamento financeiro pessoal. Com ela, o planejador pode orientar clientes na alocação de recursos em classes de ativos e na diversificação de carteira.

Como tirar o CFP?

Para obter a CFP, é necessário passar por um exame que testa o conhecimento em várias áreas de planejamento financeiro. A prova tem 140 questões de múltipla escolha e pode ser feita em uma única sessão de sete horas ou dividida em módulos menores, que devem ser concluídos em até 24 meses.

Os temas da prova incluem planejamento financeiro e ética, investimentos, gestão de riscos e seguros, aposentadoria e sucessão. Para ser aprovado, o candidato precisa acertar 70% do total de questões e alcançar pelo menos 50% em cada módulo. O valor da prova completa é de R$1.600, e para os módulos, há opções a partir de R$430.

Requisitos necessários

Além de ser aprovado no exame, é preciso atender a outros requisitos para obter a certificação CFP. O candidato deve ter curso superior completo e cinco anos de experiência comprovada no atendimento a clientes pessoas físicas, em áreas como planejamento financeiro, investimentos, seguros, aposentadoria, planejamento fiscal ou sucessório.

O profissional deve demonstrar essa experiência dentro dos últimos dez anos. Para aqueles que ainda não completaram o período de cinco anos no momento da prova, é possível concluí-lo em até dois anos após a aprovação, para que a certificação CFP seja finalmente concedida.

Sair da versão mobile